quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Recife: Conexão Vivo + Feira Música Brasil

Foi uma experiência muito diferente pra um rockeiro ândergráunde estar em uma Feira de Música com a presença do Ministro da Cultura e muitos empresários importantes do setor. Especialmente num ano em que lançamos um CD por vias 100% independentes, e terminamos tocando no CICAS (mais sobre esse show em breve). Conversamos com peixes grandes e entendemos mais ou menos como funciona a circulação de grana na parada.




Realmente se você tem uma banda alternativa/rock/noise/o que quer que seja, com paciência e insistência você consegue, durante uns três meses do ano, tirar um dinheiro saudável tocando. Principalmente se você é de SP ou tem como passar uma temporada aqui. O mais duro é circular o ano inteiro e viver exclusivamente disso. Aí entram as filas dos editais, das curadorias e das discussões de "panela" ou "não-panela", dos favorecimentos, dos critérios etc e tal. Sem entrar no mérito da questão, a conclusão é a seguinte: sem sair dinheiro de verba pública, não existe um mercado musical no Brasil. É mais ou menos que nem o mercado cinematográfico. A discussão não é mais se deve existir ou não dinheiro público, e sim qual a porcentagem do governo em cima do mercado de música brasileiro.

E pensando bem, é bom que exista esse dinheiro pois, o mercado da música é mesmo um ovo. É pequeno, e sem um pouco desse discurso de esfera pública (da representatividade, da participação popular, da preservação de tradições e culturas etc), daqui a pouco o Abílio Diniz compra a rua Augusta e aí é que vira panela mesmo. Só pra ter uma idéia: nem o Itaú Cultural, nem a Vivo, nem a Oi nem nenhuma dessas grandes empresas tiraram dinheiro do bolso pra financiar projetos culturais. É no mínimo 80% de grana tirada do nosso imposto! Isso é ruim? É bom? Sei lá. Só sei que isso possibilitou uma banda como a Visitantes se apresentar em Recife num bairro como o Alto José do Pinho (longe da baladação de uma Boa Viagem ou de um Recife Antigo) com um equipo e um atendimento de prima, e ficamos muito gratos à Umpa Lumpa, ao Coquetel Molotov e à Cria Cultura, além dos diretamente envolvidos no Conexão Vivo, pela oportunidade de ter mandado os sons de "Na Brasa Fugaz..." (que aliás, estão agora na íntegra no nosso Myspace). Disseram que Canibal estava lá, eu não trombei ele mas tomara que ele estivesse mesmo.




"Punk rock, hardcore, diga onde é que faz?
Lá no Alto Zé do Pinho, é do caralho"

Hoje eu sonhei com o Jair do Ludovic, ele morava tipo numa pensão na Augusta, e tinha os dentes amarelos e a gente assistia um show bizarro de jam-session em que o Helinho do Vanguart improvisava versos a esmo. Foi bem doido.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Recife: Conexão Vivo Off Feira 2009

Cheguei em Recife e caí no UK Pub, onde a van nos levou direto pro Recife Antigo onde a primeira noite de atividades bombava. Nem bem deixei as malas no backstage do Burburinho e ouvia ao longe as batucadas e o frenesi coletivo, cheguei no Marco Zero com o Sabão e a Nação Zumbi baculetava para mais de 50.000 pernambucanos, brasileiros e chegados.


A estrovenga girou, passou perto do meu pescoço...
Corcoviei, corcoviei, não sou nenhum besta seu moço

Não contente, e com o nariz sangrando do ar condicionado do avião voltei com o ruivo lentamente pro Burburinho (seguindo um dos fluxos de gente) e pairamos no backstage do Burburas ouvindo um Retrofoguetes. Mais em breve!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

2009 em twittadas.

@visitantesbr APRESENTA: 2009 EM TWITTADAS. #rocktropical

Arranjamos e pré-produzimos "Na Brasa Fugaz da Cana Queimando" com a orientação de Douglas Godoy (baterista do Vanguart).

Produzimos o Grito Rock São Paulo 2009, e nos apresentamos no Gritos de S. Carlos e SJ. dos Campos.

Gravamos "Na Brasa Fugaz da Cana Queimando", com produção de Jander Antunes. www.tramavirtual.com.br/visitantes

Lançamos o single "Dinheiro" no Myspace. www.myspace.com/visitantesbr

Tocamos em três festivais em MG: Beerock (Guaxupé), Escambo (Sabará) e Licença Poética (Juiz de Fora).

Lançamos "Na Brasa Fugaz da Cana Queimando", no festival Vero Tendencies, numa fantástica embalagem em lata. Tocamos tb no CICAS.

Sai matéria muito bacana na Tramavirtual http://tramavirtual.uol.com.br/noticia.jsp?noticia=7990

Voltamos para o interior paulista, em shows em Bragança Paulista (Cardápio Underground) e São Roque (Festa Halloween).

Tocamos no III Chá de Estúdio, com Ecos Falsos e Quarto Negro. Primeira transmissão ao vivo da banda via web. http://twitcam.com/4wx6

Subimos para o Nordeste de carro numa tour de carro por 8 estados. Fizemos 7 shows na BA, PE, SE, RN e PB, muito sol e boa recepção público-mídia!

A tour de "Brasa Fugaz" no Nordeste rende um convite para voltar ao Recife (PE) no Conexão Vivo Off Feira, durante a Feira Música Brasil.

Fechamos o ano em casa, com chave de ouro em apresentações bombásticas na Livraria da Esquina e no CICAS!

Saldo: primeira tiragem de "Brasa Fugaz" esgotada, shows em 9 Estados brasileiros e muitos amigos nesse Brasil dos trópicos selvagens!!!!!!!!!!!!

sábado, 12 de dezembro de 2009

Recife em chamas!

Cardelli relatando aqui de Recife, capital cultural do Brasil onde a diversidade bomba em caixas de som viradas para a rua (do metal à embolada). Recife antigo rocks!









Nós 4 já presentes (Thika chegou anteontem e Dods chegou hoje), representando a Visitantes em sua recente investida no Nordeste e consequente convite pro Conexão Vivo que acontece em paralelo à Feira Música Brasil, estamos conhecendo gente dos quatro rincões do universo e sentimos a vibe de participar da maior feira de música da América Latina. Deixamos um CD com Paulo André, o homem Abril Pro Rock, que enfiou com desdém nossa latinha junto de outros 953 CDs, nos reunimos com o setor de marketing cultural da Vivo entre outros rolês, e buscamos saber CÔMO uma iniciativa cultural pode ser viabilizada no Brasil. Nos sentimos, dignamente, um cocôzinho da mosca do cavalo do ladrão e ficamos de tocaia, aprendendo com a organização cultural dos Estados brasileiros.

E o que Fabrício Nobre disse recentemente no twitter se mostrou realmente preciso, é a hora do do-it-together e não mais do-it-yourself, qualquer mané faz conteúdo digital hoje em dia, cadê a gestão de qualidade da coisa toda? Pernambuco é uma nação cultural e São Paulo precisa aprender com isso. A gente desde 2003 com a Wasted Nation (pré-Visitantes) trabalha coletividade em SP, participamos de Dois 1000 Watts em 2001, Sinfonia de Cães em 2003/4, operacionamos o Escárnio e Osso em 2004/5, integramos o Circuito Fora do Eixo em 2007, tentamos um monte de coisas em 2009 e 2010 respira nas nossas nucas. Não acredito em todas as formas de coletividade e creio que uma em SP é muito difícil de conseguir se não for pisando em cabeças. Tenho medo do poder mas quero minha fatia do filé. E acho que você também quer. Queiramos juntos...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Rumo a Recife (again)

Escrevo do aeroporto do Galeão (RJ), no portão 4. O embarque pra Recife mudou pro portão 7 e a galera debandou.

Bom, cá estamos aqui agora indo pelo ar pra Recife, onde vamos nos apresentar no Conexão Vivo Off Feira domingo (13) junto do Brasov (RJ) e outras bandas, no palco do Alto José do Pinho. Sensação boa! O Conexão Vivo acontece em paralelo à Feira Música Brasil, considerada para muitos a maior feira de música da América Latina. Recife está em polvorosa, pra usar uma expressão antiga, e a Visitantes estará lá no meio de tudo, usando os cinco sentidos.

Voltando ao Nordeste poucos dias depois de uma tour de sete shows pelo Brasil, que continua repercutindo, vejam a matéria que saiu hoje com a gente, gravada no Estádio Frasqueirão, lar do glorioso ABC de Natal:



O entrevistador é o grande Rodrigo Cruz, do portal Rock Potiguar, que ajudou a gente na divulgação da tour.

E dia 16 tem Visitantes em SP. Procure nossa página no Facebook (testa esse link aqui) ou veja o polêmico flyer aqui.

Vou mandando notícias de Recife por aqui, a brasa fugaz anda comendo solta. Sabão já está lá desde ontem, pegando a abertura da FMB, Thika chega amanhã e Dods, sábado de manhã. Issa!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Nordeste > MISSION COMPLETE e agradecimentos

ESTAMOS DE VOLTA! Depois de rodar 8542 km pelo nordeste, voltamos pra casa, fortinhos, saudáveis e com um bronze maneiro, com mais sete shows em cinco Estados na bagagem. CHECKPOINT!




{ GRACIAS }

Essa pisada do rock paulistano pelo nordeste só aconteceu graças à solidariedade de amigos, famílias e agitadores culturais nas cidades onde pernoitamos, tocamos e participamos. Mare e Waltim (e dona Roseli) nos resguardando na ida e na volta em MG; Lua, dona Joce e família nas paragens baianas em Salvador e Santo Antônio de Jesus. Gracias ao seu Moyséis pela espaçonave, e à Kari e ao seu Fernando pelos tickets de confiança. A todos que acompanharam nosso blog e se divertiram com as peripécias de quatro carinhas do barulho numa rotina muito louca de verão. À Aline em Recife e à família Mamutes em Aracaju pelos colchões, mililitros e kilowatts.

E por último e não menos importante, às equipes de sonorização, produção e divulgação em Vitória da Conquista, Natal, João Pessoa, Campina Grande, Recife, Feira de Santana e Aracaju.

{ ESTRADA }

A BR-101 É NOSSA QUERIDA ESTRADA DO ROCK. No total foram umas 100 horas ou mais no carro. 8542 km percorridos nas estradas brasileiras. Quem passar por Sergipe tem que ficar ligado num pequeno BURACO que ocupa uma faixa e meia da BR-101, te obrigando a ir pelo acostamento da contra-mão; fora isso as estradas tão boas, se você tiver paciência pra ficar parado em vários trechos devido às obras de duplicação. As piores estradas q passamos são: no interior da Bahia; entrando em Pernambuco; e no trecho João Pessoa-Natal. A melhor estrada é a que liga João Pessoa-Campina Grande. Tá novinha.

{ SHOWS }

Algumas datas bombaram legal, outras tocamos pra ninguém; considerando que estamos na CENA BRASILEIRA de ROCK'N'ROLL AUTORAL e INDEPENDENTE (que o público em geral vê como sinônimo de "aqueles meus amigos vagabundos que enchem meu orkut com videozinho"), o resultado foi muito maior que o esperado. "Entretenimento de vanguarda" é a frase certeira (tirei dessa fonte) pra descrever o que essas baladas no NE estão promovendo, e só posso dar um conselho pra vocês que estão na produça: continuem puxando gente de fora das suas cidades, misturando artes (trazendo teatro, plásticas, intervenções na rua, projeções, etc etc) e pensando o que pode fazer neguinho desistir de fumar crack ou se masturbar no sábado à noite, e fruir entretenimento contemporâneo. Cultura é a busca pela famosa QUALIDADE DE VIDA, é encontrar prazer. Nosso prazer é o rockenrou, e o rock é menos que luxo. A gente se diverte pra caralho com o mínimo. E ripa na xulipa!

{ E MAIS }

* "Canción de Los Cabrones" foi gravada, junto de uma entrevista, para o DVD oficial do festival Dosol;

* Estão no ar uma entrevista com o Visitantes para o programa "Som da Tribo", da rádio Pontal, de Vitória da Conquista/BA...

* ... e uma entrevista para um programa especial da TV Universitária da UEFS, de Feira de Santana/BA, com destaque pras nossas caras de "9-da-manhã" e pra versão acústica de "O Castelinho da Rua Apa" (lá pelos 6:00 de jogo)




* E, em breve, uma entrevista com os Visitantes em pleno Estádio Frasqueirão, lar do mais novo time da série C do Brasileirão 2010: o ABC/RN! Fizemos uma entrevista muito louca ali para o portal Rock Potiguar em parceria com a TVS Brasil que ainda fez uma promoção no twitter com o nosso álbum, demos um rolê pelo gramado, fizemos imagens no banco de reservas... dos visitantes, e gravamos ao vivo, em pleno gramado, uma versão do hino do ABC. Entre outras estripulias mágicas.

{ E CONTINUA }

Pros de Sampa, tem festa de encerramento do ano em grande estilo, na Livraria da Esquina! dia 16 de dezembro, quarta-feira, tem Visitantes e Rafael Castro e os Monumentais no palco B da Livraria. Já temos planos pra voltar pro Nordeste e músicas novas compostas em plena tour, esperando pra serem arranjadinhas e gravadinhas. E 2010 vem aí! VAI ABC!

Crédito da foto: Unbomber