segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nordeste > X > Recife

Há alguns dias, comentei no twitter do Visitantes sobre Feira de Santana, que a cidade era feia, etc. Gerou a maior polêmica entre os que estão acompanhando o blog e alguns jornalistas que estão documentando a tour, pessoal com medo de gerar um desconforto com o público que está esperando a gente por lá etc.



Pois bem, depois de muito refletir sobre o assunto, e com a pouca experiência que tenho na cidade, venho por meio dessa constatar... a terra de Júnior Baiano e Luiz Caldas é feia mesmo. Nada contra as pessoas que a habitam, eu nasci em Osasco e fui criado em São Paulo, que não são exatamente os melhores exemplos de cidade bela.

Tem algo nas cidades praianas do Nordeste, venho conversando com o Dods, que são muito atraentes pro comércio. Vai muito turista, se vende muito produto, é fácil construir uma imagem. Nas cidades estradeiras (tipo Feira, ou Sampa) a relação com a cultura é outra. Tem que buscar o belo na história da cidade, das pessoas da cidade, e é outro jeito de procurar belezas. Enfim... o bom é que essas cidades de estrada se ligam muito com o rock. É natural.

E nesse rolê de trombar bandas e tocar em vários lugares, venho buscando a essência do rock nas coisas, o rock é bem humorado e cru, tipo um cara de cueca na rua lendo jornal, e incomoda, mais que qualquer nova MPB. E foda-se a nova MPB. O que eu quero é fazer o que eu gosto e não tentar descobrir qual tipo status vai deixar mais palatável meu contato com público. Daí o rock tropical. Simplesmente porque é rock feito nos trópicos. =)

Estou eu e Thika em Recife, na casa de Aline, espantando as muriçocas, enqwanto Dods e Sabão pegam uma balada em Olinda. Amanhã é gravação do Coquetel Molotov de manhã e UK Pub à noite. YEAH!

Foto: Visitas em João Pessoa/PB no Espaço Mundo, dia 20. Foto por Rafael Passos.

2 comentários:

  1. Oh yeah! Twitter e polêmica, é quase nome e sobrenome :).

    As Feiras brasileiras comerciais em geral são feias, mas muito atrativas, tem sua beleza que talvez nao seja visível aos olhos.

    Um lindo show pros visitantes em Recife! Vai que vai!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. O paralelo feito entre as cidades foi muito verdadeiro. Cada uma tem seu perfil e objetivos e isto não esconde sua beleza própria, sua forma de ser útil e atraente.
    Um show incrível, como tem sido os outros todos ,com muita LUZ e ALEGRIA!!!

    ResponderExcluir